Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Tem um chefe narcisista? Veja 5 dicas para ter uma boa convivência


Você já tentou falar com seu gerente sobre um projeto qualquer só para ele parar de falar sobre um prêmio que ganhou anos atrás? Esse tipo de situação acontece com frequência no seu local de trabalho?

"Trabalhar para um chefe narcisista é como andar em uma grande montanha-russa enquanto os seus olhos estão vendados", afirma Teri Hockett, CEO do What's for work?, site de carreira para mulheres. "Você pode ser a melhor pessoa do mundo em um momento e em seguida está recebendo toda a culpa".

Um verdadeiro narcisista não assume a responsabilidade por qualquer resultado negativo e sempre vai evitar quem o desafia ou não vai respondê-los da maneira correta.

E como conviver com um chefe narcisista que não escuta os subordinados e não aceita ideias? Como lidar com a vaidade e o ego do superior? O Business Insider, site norte-americano de carreiras, listou 5 dicas para ter uma boa convivência com o gestor:

1) Reconheça os traços narcisistas
Quanto mais rápido o profissional identificar o traços narcisistas do chefe, mais fácil será para conter os danos, segundo Teri Hockett.
Gestores que exigem admiração excessiva, falam mais do que escutam, não têm empatia, exteriorizam a culpa e nunca assumem seus próprios erros e nunca aceitam ser desafiados são exemplos de narcisistas.

2) Mantenha distância
Segundo Teri, o colaborador não deve ficar emocionalmente envolvido com a chefia. "O funcionário deve ser profissional e resguardado. Ele também não deve compartilhar muitas informações que poderão ser usadas contra ele mesmo no futuro", aconselha.

3) Estabeleça limites
O profissional deve determinar quais formas de tratamento são aceitáveis e quais não são. Com o limite estabelecido, ele deve ter coragem para falar quando a linha for cruzada. Ele pode se manifestar diretamente com o chefe e até mesmo com instâncias superiores, se necessário.
"Eu respeito seu ponto de vista, mas também tenho o meu", é uma forma de se posicionar de uma maneira sucinta e profissional.

4) Seja respeitoso e cauteloso
O profissional narcisista pode ter muitas mudanças de comportamento e de tratamento com os subordinados e colegas. "Entenda que os ventos mudam rapidamente e que você pode ficar por baixo a qualquer momento", ressalta Teri. Segundo ela, o profissional pode documentar todas as conversas.

5) Evite fofocas
Existe uma grande probabilidade de o profissional não ser o único que se sente estressado e desrespeitado pelo chefe, mas falar sobre isso com outro colegas e reclamar não é a melhor opção.
Segundo Teri, a fofoca "caminha" por todo o ambiente de trabalho e a última coisa que o profissional quer é que o chefe narcisista acabe ouvindo o que pensam dele.

Texto Original: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário